GTs
GRUPOS DE TRABALHO – GTs
III SINAGI – SIMPÓSIO NACIONAL GÊNERO E INTERDISCIPLINARIDADES
Gênero, Sexualidade e Movimentos Sociais
GT 1 – GÊNERO, CORPO E IDENTIDADES
Coordenadora: Profa. Dra. Fabiana Jordão Martinez
O objetivo do GT – Gênero, corpo e identidades é produzir reflexões e análises sobre esta tríplice relação através de múltiplas intersecções epistemológicas. Busca-se problematizar formas de construção identitária, modos de socialização, marcadores da diferença, formas e instancias de representação envolvendo gênero em suas múltiplas articulações (classe, etnia, idade e outros marcadores) e intersecções discursivas (hegemônicas ou não). Isso requer que gênero seja pensado enquanto um modo de conhecimento social e historicamente localizável que se incide como tecnologia, discurso e instância de controle social prático sobre corpos e subjetividades. Para além de simples saber sobre os significados culturais das diferenças sexuais, gênero é uma relação que se produz entre sujeitos socialmente constituídos em contextos específicos. Nesta perspectiva, o corpo, longe de recipiente passivo a espera de uma lei inexorável, é agente cultural e locus de subjetivação cujas formas e significados mutantes refletem os conflitos e os embates históricos nos quais a política de gênero é inscrita.
GT 2 – GÊNERO E PRÁTICAS EDUCATIVAS
Coordenadora: Profa. Dra. Lilian Marta Grisolio Mendes
O GT – Gênero e Práticas Educativas objetiva refletir sobre as questões de gênero nas práticas escolares e em outros espaços/ambientes educativos abordando problemáticas ligadas à questão de gênero, igualdade, exclusão e inclusão, discriminações e preconceitos. A proposta é dinamizar reflexões contínuas sobre as interações entre adultos, crianças e jovens em espaços educativos enfatizando as práticas escolares e suas relações com a constituição de um tipo de discurso histórico-cultural, práticas e vivências, brincadeiras coletivas, saúde, preconceitos nos processos de escolarização, conceito de beleza e autoimagem, percepção das diferenças, simbologias e intencionalidades na produção de identidades sexuais e de gênero. Enfim, o GT visa contribuir com reflexões e propostas sobre como superar as práticas educativas que constroem e reforçam as diferenças determinadas pelo sexo, etnia e crenças.
GT 3 – GÊNERO E LINGUAGENS
Coordenadora: Profa. Dra. Silvana Augusta Barbosa Carrijo
Partindo do pressuposto teórico e político de que a linguagem transcende uma função meramente instrumental para alçar-se a mecanismo que instaura ideologias e valores, que revela e regula relações de poder entre os membros de uma ordem social e, considerando o gênero em sua perspectiva performativa e discursiva, o GT –Gênero e Linguagens pretende fomentar o debate acerca de concepções de feminino e masculino, bem como das relações de poder que entre eles se verificam, expressas na urdidura linguística de modalidades discursivas, práticas socioculturais e manifestações artísticas várias. Para tanto, serão aceitos trabalhos que analisem as representações de gênero em objetos de estudo discursivos tais como textos literários, teatrais, cinematográficos, publicitários, jornalísticos, científicos, didáticos, pictóricos, imagéticos, letras de música, histórias em quadrinhos, tiras de humor, coreografias e outros, contribuindo para com a investigação epistemológica do gênero como processo que se materializa na e pela linguagem e que, juntamente com as categorias de classe, de raça e de faixa etária, circunscreve a experiência humana como processo historicamente construído.
GT 4 – GÊNERO E CULTURA
Coordenadora: Profa. Dra. Marise Vicente de Paula
Considerando que a cultura abrange o todo complexo que inclui o conhecimento, as crenças, a arte, a moral, a lei, os costumes e todos os outros hábitos e capacidades adquiridos pela humanidade em sua historia social, o GT – Gênero e Cultura tem o intuito de abarcar reflexões que contemplem as pesquisas relacionadas às diversas faces das abordagens de gênero e suas dimensões cotidianas do vivido, das percepções e das peculiaridades do diferentes grupos étnicos, religiosos e sociais.
GT 5: GÊNERO, RELAÇÕES DE PODER E VIOLÊNCIA
Coordenadora: Profa. Dra. Eliane Martins de Freitas
Este Grupo de Trabalho visa promover um intercâmbio intelectual a partir de diferentes e múltiplos saberes, narrativas e linguagens acerca das questões que envolvem o uso e a crítica à categoria gênero. O objetivo é reunir trabalhos centrados nos estudos relacionados às referências sexualmente produzidas por meio de símbolos, jogos de significação e relações de poder, de parentesco, econômicas e políticas, a partir da noção que “o gênero é um elemento constitutivo das relações sociais baseadas nas diferenças percebidas entre os sexos e o gênero é uma forma primária de dar significado às relações de poder” (SCOTT, 1995, p. 86). Assim, serão aceitos trabalhos que problematizem as relações de gênero, pensando nesta categoria como parte fundamental do político na História e das relações de poder, a partir da análise de temas como corpo, sexo, relações de poder, violência, dentre outras possibilidades de análise.
GT 6: GÊNERO, TRABALHO E MOVIMENTOS SOCIAIS
Coordenador: Prof. Dr. Sulivan Charles Barros
A proposta do GT – Gênero, Trabalho e Movimentos Sociais tem como objetivo produzir reflexões sobre as formas de inserção dos movimentos organizados nos espaços sociais e os conflitos de gênero e de poder que permeiam as relações de trabalho e a participação feminina nesse processo. Propõem-se também a apreender os significados subjetivos e coletivos de homens e mulheres como categorias de identidade, pois, o trabalho é um elemento importante na constituição de identidades em nossa sociedade; os valores a ele associados, devem sempre levar em consideração variáveis como cultura, faixa etária, classe e gênero.